É muito comum que o casal que passa por um evento de perda gestacional precoce – o aborto ou abortamento espontâneo – enfrente angústias e apreensões, especialmente sobre as possibilidades de voltar a engravidar, além de medo de essa situação acontecer novamente.
Muitos casais, porém, podem passar por algum episódio de aborto espontâneo ao longo de suas vidas, sem que isso seja causado por qualquer problema reprodutivo propriamente dito – especialmente quando acontece uma única vez.
Em outros casos os abortos podem ser recorrentes e representarem de fato uma dificuldade para ter filhos. Nestas situações, a investigação para as causas do aborto pode encontrar alterações que justificam os abortos e apontam causas mais precisas para a infertilidade conjugal.
Embora este seja um assunto delicado, é importante saber que, na maior parte dos casos, os problemas que motivaram o aborto podem ser tratados e o casal não precisa desistir dos planos familiares que incluem ter filhos.
A medicina reprodutiva e a ginecologia disponibilizam atualmente uma variedade de tratamentos cirúrgicos e medicamentosos, que abordam as causas e consequências do aborto e da infertilidade – além das técnicas de reprodução assistida.
Neste e-book você vai encontrar informações mais profundas sobre o aborto e o que fazer, caso ele aconteça, suas causas e consequências, incluindo as possibilidades de infertilidade e o papel da reprodução assistida no enfrentamento da perda gestacional e da reconstrução dos planos familiares.