Com o avanço da medicina, foi possível desenvolver diferentes técnicas para auxiliar pessoas que sonham em ter filhos e não conseguem por algum motivo.
Existem três técnicas principais no contexto da reprodução assistida: o coito programado ou relação sexual programada (RSP), a inseminação artificial (IA) e a fertilização in vitro (FIV). Cada uma delas é realizada de acordo com a situação e a gravidade do caso.
O coito programado é considerado a mais simples e é muito utilizada por mulheres com disfunções na ovulação, como a anovulação. Essa condição pode ser causada por patologias ou distúrbios hormonais que alteram a função dos ovários.
O ciclo menstrual depende de diferentes fatores para acontecer de maneira correta e saudável para a mulher. Quando a ação dos hormônios é comprometida, a liberação dos óvulos é afetada e pode haver uma dificuldade para engravidar. Nesses casos, a reprodução assistida pode ser uma solução para os futuros pais.
Com o e-book, entenda um pouco mais sobre o coito programado, saiba como ele é realizado para auxiliar casais na busca pela gravidez e em quais situações ele pode ser indicado.